A ilha de Roatán, em Honduras, e a região da Madeira, em Portugal, estão prontas para “adotar bitcoin”, enquanto um senador mexicano deu a entender que novas negociações sobre tornar o bitcoin moeda legal no país estão prestes a começar.
Os anúncios foram feitos por representantes dos três países, que foram levados ao palco da Bitcoin 2022 em Miami, por Samson Mow, ex-diretor de estratégia da empresa de desenvolvimento de bitcoin Blockstream, que atualmente trabalha na adoção de estados-nação de bitcoin.
De acordo com os anúncios:
1 - A ilha de Roatán, em Honduras, terá o bitcoin “operando como moeda legal”, incluindo o status de isenção de impostos do bitcoin. Além disso, a zona franca econômica da ilha, administrada pela Honduras Prospera Inc., permitirá títulos de bitcoin como forma de trazer investimentos estrangeiros diretos para o país, disse Joel Bomgar, presidente da Honduras Prospera, uma plataforma de desenvolvimento econômico.
2 - A Madeira, região autônoma de Portugal, vai “adotar bitcoin” neste arquipélago, segundo o Presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque. “Acredito no futuro e acredito no bitcoin”, disse Albuquerque no palco da conferência. Ele acrescentou que seu governo “continuará trabalhando para criar um ambiente fantástico para o bitcoin na Madeira”.
3 - Nova legislação focada em bitcoin e fintech de forma mais ampla será proposta no Senado mexicano, disse a senadora Indira Kempis, do México. “Queremos sentar com o presidente para falar sobre como tornar o bitcoin moeda legal no México”, acrescentou.
Enquanto isso, Mow também revelou sua nova empresa, JAN3, dizendo que levantou US$ 21 milhões com uma avaliação de US$ 100 milhões. A empresa tem como objetivo construir infraestrutura BTC para El Salvador e a cidade Bitcoin.