Cardano é atacada via DDoS e desenvolvedores reagem
A rede Cardano, associada à criptomoeda ADA, experimentou um ataque hacker via DDoS na última terça-feira (25). O ataque começou no bloco de número 10.487.530, e a comunidade logo buscou vigiar a ação criminosa.
A rede Cardano, associada à criptomoeda ADA, experimentou um ataque hacker via DDoS na última terça-feira (25). O ataque começou no bloco de número 10.487.530, e a comunidade logo buscou vigiar a ação criminosa.
De acordo com o monitoramento do perfil @ElRaulito_cnft no X, o hacker buscou preencher os blocos com várias transações. Em cada transação havia pelo menos 194 contratos inteligentes que povoavam os blocos.
Para conseguir avançar sobre a rede, contudo, o hacker teve de pagar 0,9 ADA por cada transação maliciosa. Os desenvolvedores monitoraram a situação rapidamente após os primeiros sinais de alerta.
Hacker tentava congelar rede Cardano com ataque via DDoS
Durante toda a tentativa de atacar a rede Cardano, desenvolvedores entenderam a motivação por trás da ação do hacker. Isso porque, ele não tentava roubar fundos da rede nem dos usuários, mas sim congelar a blockchain.
Via X, o desenvolvedor da Cardano @ItsDave_ADA confirmou, em resposta a um artigo da Coindesk, que não houve tentativa de roubo.
“Ótimo artigo, mas não houve nenhuma tentativa de roubar staked tokens aqui. Foi uma operação normal destinada a causar interrupção na rede. Nenhum fundo estava em risco.”
Por ter uma rede distribuída a rede acabou obtendo sucesso em se defender, uma tecnologia desenvolvida com base no Bitcoin.
Vale lembrar que ataques DDoS são considerados spams de informações que se destinam a interromper sistemas em funcionamento. Caso tivesse sucesso, a Cardano poderia ter suspendido suas operações, mas a recente tentativa se mostrou totalmente infrutífera.
Hacker perdeu fundos e foi chamado de “idiota” por desenvolvedor da Cardano
Após o fim dos ataques contra a Cardano, o CEO da Anastasia Labs, Philip Disarro, chamou o hacker de idiota, e agradeceu os fundos que recebeu dele.
Isso porque, o desenvolvedor de contratos inteligentes alertou que havia custos indiretos para o hacker, que poderia perder pelo menos 400 ADA. Após o ataque mal-sucedido, Philip disse que havia capturado as moedas do criminoso para financiar seus projetos na rede Cardano.
“Atualização: DDOSer interrompeu seu ataque depois de ler meu tweet em um esforço para proteger seus fundos. Infelizmente, chegaram demasiado tarde e a pilhagem dos seus fundos já está em curso. Obrigado pelo dinheiro grátis, idiota. É verdadeiramente icônico que o invasor que presumivelmente queria danificar o ecossistema acabou doando para o trabalho de desenvolvimento de contrato inteligente de código aberto que fazemos em
@AnastasiaLabs e financiando Midgard.”
Update: DDOSer halted his attack after reading my tweet in an effort to protect his funds. Alas, they were too late and the pillaging of their funds is already in progress.
Thanks for the free money moron.
Truly iconic that the attacker who presumably wanted to damage the…
— phil (@phil_uplc) June 25, 2024
Apesar de mais uma tentativa de ataque DDoS a um sistema blockchain tenha resultado em falha, desenvolvedores reafirmaram que há espaço para melhorar a segurança cibernética da tecnologia.
Qual é a sua reação?