Homem que dizia ter criado o Bitcoin admite que estava mentindo
Craig Wright, australiano que passou anos dizendo ser Satoshi Nakamoto, finalmente reconheceu que estava mentindo por todo esse tempo.
Craig Wright, australiano que passou anos dizendo ser Satoshi Nakamoto, finalmente reconheceu que estava mentindo por todo esse tempo. O texto foi publicado em seu site oficial nesta terça-feira (16).
Em cinco pontos, Wright afirma que não é o autor do whitepaper do Bitcoin, não possui direitos sobre esse documento, não é Satoshi Nakamoto, não criou o Bitcoin e, por fim, não foi o autor das primeiras versões do BTC.
A confissão acontece após Wright perder um processo contra a COPA (Crypto Open Patent Aliance), apoiada por diversas empresas famosas, como a MicroStrategy, de Michael Saylor, e a Block, de Jack Dorsey.
‘Faketoshi’ finalmente admite que não é o criador do Bitcoin
Nos últimos anos, Craig Wright processou diversas empresas e membros da comunidade de criptomoedas enquanto afirmava ser Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. Um dos maiores casos envolveu a remoção do whitepaper do site Bitcoin.org, no qual o juiz deu a causa ao australiano.
O processo da COPA contra Wright prometia dar um fim a essa onda de abusos. Afinal, algumas pessoas não tinham dinheiro para se defender nos tribunais e precisaram de doações para enfrentá-lo.
Ao que tudo indica, a jogada parece ter funcionado. Em seu site oficial, que aparece em sua biografia do Twitter, Wright finalmente admite que esteve mentindo por todos esses anos.
“AVISO LEGAL: DR. CRAIG STEVEN WRIGHT NÃO É SATOSHI NAKAMOTO.”
“O Tribunal concluiu que Dr. Wright “mentiu extensivamente e repetidamente” em seu testemunho e tentou criar uma narrativa falsa ao forjar documentos “em grande escala” e apresentá-los como evidência”, continua o texto.
Desde que perdeu esse processo contra a COPA, que trouxe e-mails inéditos de Satoshi Nakamoto como provas, Wright desapareceu das redes sociais. Segundo informações, ele também deveria publicar o texto no Slack e no Twitter, mas ainda não o fez nesse último.
Na semana passada, um juiz chegou a congelar os ativos do australiano, alegando que não sabia de seu paradeiro. Isso porque uma das tantas pessoas processadas por ele está tentando receber o dinheiro que gastou com sua defesa jurídica.
Grande fã de Thomas Edison, Wright possui mais de 800 patentes concedidas, além de outras 3.000 pendentes. Ao que tudo indica, o australiano também está incomodando pessoas fora do setor de criptomoedas.
Apesar de tudo, a criptomoeda ligada a Wright, a Bitcoin Satoshi Vision (BSV), opera em alta de 24,8% na semana, acompanhando a alta do Bitcoin (BTC).
Qual é a sua reação?