Nubank avança com Bitcoin e vai implementar transações instantâneas com a Lightning Network
O Nubank, fintech brasileira famosa por seus serviços de banco, anunciou nesta terça-feira (25) uma parceria com a Lightspark, empresa que trabalha com a Lightning Network, uma solução de segunda camada do Bitcoin. O envolvimento do Nubank com o Bitcoin começou ainda em 2022.
O Nubank, fintech brasileira famosa por seus serviços de banco, anunciou nesta terça-feira (25) uma parceria com a Lightspark, empresa que trabalha com a Lightning Network, uma solução de segunda camada do Bitcoin.
O envolvimento do Nubank com o Bitcoin começou ainda em 2022. Na data, a empresa não apenas investiu na criptomoeda como também passou a oferecer a compra e venda de Bitcoin e Ethereum aos seus clientes.
Já a Lightspark foi fundada por David Marcus, ex-presidente do Paypal e membro do Conselho de Administração do Nubank. Ele também tem passagens por outras gigantes como o Facebook. A ideia do projeto é acelerar a adoção institucional do Bitcoin através da Lightning Network.
Nubank anuncia parceria com a Lightspark
Segundo o comunicado oficial, a parceria entre o Nubank e a Lightspark visa oferecer o uso da Lightning Network aos usuários do banco digital brasileiro. Tal tecnologia permite transações quase instantâneas e com taxa quase nula de BTC.
No momento, diversas corretoras de criptomoedas já trabalham com a LN, incluindo gigantes como Binance e Kraken. Portanto, após a liberação de saques de Bitcoin e outras criptomoedas, o Nubank agora está oferecendo uma maior comodidade aos seus clientes.
“Estou empolgado que o @nubank escolheu a @Lightspark para trazer a Bitcoin Lightning Network e os UMA (Universal Money Addresses) através do @umastandard para sua plataforma e clientes”, comentou David Marcus, fundador da Lightspark no Twitter.
“Agora, trabalhando com a equipe do Nubank na integração. Vamos!”
I’m thrilled that @nubank has selected @Lightspark to bring the Bitcoin Lightning Network and UMA (Universal Money Addresses) via the @umastandard to its platform and customers. Now working with the Nubank team on the integration. Vamos! https://t.co/yDYJpNXlKR ⚡ pic.twitter.com/HYuuImG08u
— David Marcus (@davidmarcus) June 25, 2024
Em relação a “UMA” citada por Marcus, esse é um serviço que permite o envio e recebimento de bitcoins na lightning network através de um endereço que se parece com um e-mail. Ou seja, até pessoas mais leigas conseguirão utilizar o serviço, que não dependerá de endereços longos e complexos.
“A parceria com a Lightspark, que desenvolveu uma excelente solução técnica para a Lightning Network do Bitcoin, é mais um passo na missão do Nubank de fornecer as melhores soluções para nossos clientes e reforçar nosso relacionamento de longo prazo com todos eles”, comentou Thomaz Fortes, Diretor Executivo do Nubank Cripto.
“A futura integração do Lightning ressalta a missão contínua do Nu em oferecer serviços mais eficientes com maior rapidez e menores custos por meio da tecnologia blockchain.”
Por fim, isso mostra o interesse em grandes instituições em atender a demanda de seus clientes por Bitcoin.
Para David Marcus, fundador da Lightspark, o “Bitcoin é o único dinheiro neutro da Internet”. Já David Vélez, fundador do Nubank, o “Bitcoin é diferente de tudo”. Portanto, a visão dos dois executivos parece bastante alinhada.
Qual é a sua reação?