Partido de Trump lança programa que visa impulsionar a inovação com criptomoedas
Documento faz menções contra CBDCs e a favor da mineração de Bitcoin
O Partido Republicano do ex-presidente Donald Trump adotou oficialmente o programa “GOP Plataform 2024 — Faça a América Grande de Novo!”, que, juntamente com os temas sociais, como liberdade religiosa e aborto, lista as principais promessas políticas e prioridades do partido, incluindo no programa o crescente interesse de Trump e outros políticos republicanos nas criptomoedas.
“Os republicanos acabarão com a repressão ilegal e antiamericana dos democratas às criptomoedas e se oporão à criação de uma Moeda Digital do Banco Central”, diz o documento, se referindo a uma stablecoin na modalidade CBDC.
“Defenderemos o direito de minerar Bitcoin e garantiremos que todo americano tenha o direito à autocustódia de seus Ativos Digitais e os transacione livres de Vigilância e Controle do Governo”, acrescenta o documento no campo de inovações emergentes.
Segundo o The New York Times, a plataforma é ainda mais nacionalista, mais protecionista e menos conservadora socialmente do que a plataforma republicana de 2016, que foi duplicada na eleição de 2020. O documento inclui, por exemplo, a defesa da liberdade religiosa e menções contra o aborto tardio.
Donald Trump e as criptomoedas
Donald Trump, o provável candidato presidencial republicano, começou a aceitar doações de criptomoedas em maio. Ele também pediu anteriormente que todo o Bitcoin restante fosse minerado dentro dos Estados Unidos.
Trump saiu na frente defendendo criptomoedas e apoiando projetos de ativos virtuais em seu nome, a equipe de Biden supostamente está correndo para elaborar um comentário que seja positivo para o setor que se tornou alvo de críticas constantes pelos reguladores da atual gestão.
Portanto, esta eleição presidencial dos EUA será a primeira em que as criptomoedas podem surgir como uma questão política importante, haja vista movimentos que as antecedem, como lobbies de players da indústria cripto.
No mês passado, por exemplo, Tyler e Cameron Winklevoss confirmaram doações coletivamente de US$ 2 milhões em Bitcoin para apoiar a campanha presidencial do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presumível candidato republicano.
Qual é a sua reação?