Crypto4Harris: entusiastas das criptomoedas lançam campanha de apoio a Kamala Harris
A conta Crypto4Harris informou que o bilionário Mark Cuban está entre os "pesos pesados" confirmados para participar do evento de apoio a Harris
A posição da vice-presidente Kamala Harris em relação às criptomoedas é relativamente desconhecida, mas os organizadores de um novo grupo chamado Crypto4Harris estão avançando com uma iniciativa para reunir apoiadores que possuem ativos digitais em torno do candidato presidencial do Partido Democrata em 2024.
A rede de base de defensores das criptomoedas está planejando sediar um evento em forma de assembleia virtual no Zoom na próxima semana. Os participantes terão a oportunidade de conversar com líderes da indústria, especialistas em políticas e entusiastas de criptomoedas que apoiam a candidatura de Harris à Casa Branca, segundo a descrição do evento.
Com menos de 90 dias antes da divisiva eleição nos EUA em novembro, a mobilização dos fãs de criptomoedas segue a decisão do presidente Joe Biden de não se candidatar à reeleição no mês passado. Enquanto isso, o ex-presidente Donald Trump fez repetidas declarações de apoio às criptomoedas durante sua campanha.
A conta do Crypto4Harris no X disse que o bilionário Mark Cuban está entre os “pesos pesados” programados para participar. Anteriormente, o investidor e notório fã de Bitcoin disse ao Decrypt que várias pessoas do grupo de Harris entraram em contato com ele com perguntas sobre criptomoedas, o que ele descreveu como “um bom sinal”.
Nos últimos anos, a administração Biden adotou uma postura rígida em relação às criptomoedas, incluindo a proposta de um imposto sobre mineradores de Bitcoin, o veto a uma resolução pró-cripto em maio e ações de fiscalização conduzidas sob o presidente da Comissão de Valores Mobiliários, Gary Gensler.
Trump aproveitou o que alguns defensores das criptomoedas descrevem como uma guerra regulatória total. Por exemplo, o ex-presidente foi aplaudido de forma estrondosa em Nashville quando disse aos entusiastas do Bitcoin que “demitiria Gary Gensler” se fosse reeleito, encerrando uma “cruzada anticripto”.
Ainda não se sabe se a equipe de Harris mudará de postura em relação às criptomoedas. Ainda assim, Harris recrutou recentemente David Plouffe como conselheiro sênior. Plouffe foi o gerente de campanha do ex-presidente Barack Obama na bem-sucedida candidatura à Casa Branca em 2008 e anteriormente ocupou um cargo no conselho consultivo global da exchange de criptomoedas Binance.
“Muita hostilidade”
Os principais organizadores do Crypto4Harris são voluntários que têm empregos em tempo integral na indústria de criptomoedas. Em uma entrevista ao Decrypt, eles disseram que querem mostrar às pessoas que as criptomoedas não são uma questão partidária e que uma administração Harris não seria uma continuação da administração Biden.
“Esta é uma pessoa que entende o Vale do Silício”, disse Jonathan Padilla, CEO da plataforma de análise de dados de criptomoedas Snickerdoodle Labs, sobre Harris. “Esta é uma pessoa que entende que inovação e empreendedorismo são super, super críticos para a América.”
William Schweitzer, que dirige sua própria firma de consultoria, disse que é um estrategista democrata interessado em enviar uma mensagem de apoio baseada em criptomoedas para a campanha de Harris. Apontando para uma coalizão de “pessoas de inclinação progressista” que apoiaram publicamente a tecnologia, Schweitzer disse que o Crypto4Harris está criando uma plataforma para mostrar essa mensagem.
“Se você olhar pela esfera do Twitter Cripto, encontrará muita hostilidade […] em relação à administração atual”, disse ele. “Isso é sobre dar um novo passo à frente.”
Os organizadores disseram que estão recebendo qualquer pessoa do espaço cripto para se juntar ao que é descrito como uma “coalizão orgânica” e que eles apenas representam sua encarnação atual de uma perspectiva de liderança.
“Bola política”
O deputado Wiley Nickel (D-NC) disse no Twitter que está ansioso para falar na assembleia, que tinha 300 inscritos até o momento desta escrita. Na semana passada, Nickel disse ao Decrypt que há sinais de que Harris adotaria uma “abordagem equilibrada” em relação às criptomoedas como comandante-chefe.
“Como democratas e apoiadores de [Kamala Harris], queremos encorajar a inovação e proteger os consumidores”, escreveu Nickel no Twitter na quarta-feira (7). “Permitir que as criptomoedas se tornem uma bola política só vai deixar os EUA ainda mais para trás.”
Nickel não respondeu imediatamente a um pedido de comentário do Decrypt.
Justin Slaughter, diretor de políticas da firma de investimentos Paradigm, incentivou as pessoas a participar da assembleia, mesmo que não apoiem Harris. No Twitter, ele disse que o evento provavelmente fornecerá insights sobre “o que a redefinição em andamento em cripto e tecnologia pela campanha de Harris significa”.
O anúncio do evento recebeu uma notável resistência online. Um usuário do Twitter comparou-o a lagostas organizando um evento para água fervente, enquanto outros apontaram para a falta de declarações políticas específicas ou para a pegada digital relativamente pequena da conta Crypto4Harris.
“Você está feliz em ver um esforço de uma conta com 900 seguidores e sem especificidades?” perguntou Matthew Sigel, chefe de ativos digitais da VanEck, no Twitter. “É patético.”
A pergunta de Sigel foi feita em resposta a um post no Twitter de Sheila Warren, CEO do Crypto Council for Innovation, uma aliança da indústria envolvida em políticas de criptomoedas. Warren havia comentado que “cripto é a última grande tenda” e que a divulgação do Crypto4Harris está no espírito de inclusão das criptomoedas “não importa o que algumas partes da comunidade digam a você”.
“Os dados mostram que os detentores de carteiras de cripto abrangem todas as demografias e geografias”, escreveu Warren em um post subsequente. “E o objetivo deve ser engajar qualquer pessoa que esteja disposta a estar aberta e buscar educação, independentemente da afiliação política.”
Qual é a sua reação?