Goldman Sachs e Commerzbank dão novos passos em direção às criptomoedas

Goldman Sachs está dando mais um passo em direção à indústria de criptomoedas

 - 
 0
Goldman Sachs e Commerzbank dão novos passos em direção às criptomoedas
O banco de investimento americano Goldman Sachs está dando mais um passo em direção à indústria de criptomoedas com uma reunião privada entre seu CEO e o fundador e CEO da exchange FTX , Sam Bankman-Fried. Enquanto isso, o banco alemão Commerzbank também parece estar fortalecendo sua oferta de criptomoedas depois de solicitar uma licença de criptomoedas no início deste ano.

A reunião entre Sam Bankman-Fried e o CEO da Goldman Sachs, David Solomon, se concentrou em saber se o Goldman poderia aconselhar sobre futuras rodadas de financiamento para a FTX e sobre uma possível listagem pública da bolsa.

Notavelmente, o CEO do Goldman Sachs também se ofereceu para aconselhar a FTX em discussões com os reguladores dos EUA, incluindo a Commodity Futures Trading Commission (CFTC), que supervisiona o mercado de derivativos. A oferta ocorre depois que a FTX, em março, apresentou uma proposta à CFTC que permitiria vender e liquidar derivativos de criptomoedas diretamente, sem intermediários tradicionais como o Goldman Sachs.

A notícia da reunião entre o CEO da Goldman Sachs, David Solomon, foi divulgada pela primeira vez pelo Financial Times na quinta-feira, citando “pessoas familiarizadas com o assunto”.

Segundo as pessoas, a reunião foi realizada “no Caribe”. A FTX no ano passado mudou sua sede global de Hong Kong para a nação caribenha das Bahamas, com Bankman-Fried elogiando a nação insular por suas regulamentações de criptomoedas “progressivas e voltadas para o futuro"

Commerzbank solicita licença de criptografia alemã

Enquanto isso, o gigante bancário alemão Commerzbank no início deste ano solicitou uma “licença de custódia de criptografia” do regulador financeiro do país, BaFin , informou a agência de notícias local Börsen-Zeitung na semana passada.

Se o Commerzbank puder garantir a licença, isso o tornará o primeiro banco do país a dar um passo sério para a adoção de ativos digitais.

De acordo com o relatório, pelo menos 25 pedidos de licença estão pendentes de decisão do regulador. Ainda não está claro quando uma licença pode ser concedida ao Commerzbank.

O último movimento do Commerzbank ocorre depois que foi relatado em dezembro do ano passado que o banco estava trabalhando “intensivamente” em projetos relacionados a criptomoedas .

'Uma corrida dentro da banca tradicional'

De acordo com Mikkel Morch, diretor executivo do fundo de hedge cripto ARK36 , os movimentos dos gigantes bancários são apenas dois de vários relatórios recentes de bancos dando passos na direção da adoção de criptomoedas em países onde isso é possível.

“Na semana passada, um pedido desse tipo foi apresentado por um banco em Portugal. Agora, um dos maiores bancos da Alemanha quer oferecer serviços de custódia e câmbio de criptomoedas. Onde os bancos tradicionais e grandes até muito recentemente viam as criptomoedas como competição e evitavam isso, agora começamos a ver a adoção mesmo de alguns dos jogadores mais conservadores no campo bancário”,

Ele acrescentou que os movimentos podem ser vistos como “o início de uma corrida dentro do campo bancário tradicional para obter uma vantagem competitiva”, tornando-se o primeiro banco a oferecer criptomoedas em uma jurisdição.

“Inevitavelmente, isso só acelerará a adoção da criptomoeda como um serviço financeiro convencional”, disse Morch, acrescentando que “[…] também mostra que a demanda por ela já é tão alta em todo o espectro de clientes bancários que obriga as entidades que anteriormente eram hostis às criptomoedas a mudarem completamente de rumo.”

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow