O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou uma parceria com universidades e montadoras, incluindo Volkswagen, Peugeot e Fiat, para lançar o projeto "Rota 2030". A iniciativa visa criar um sistema de conectividade veicular com foco na redução das emissões de carbono no setor de transportes e mobilidade urbana.
Motoristas participantes do projeto serão recompensados com criptomoedas por compartilhar informações sobre o consumo energético de seus veículos em condições reais de uso. Os ativos recebidos poderão ser usados na compra de itens como seguro e combustível.
O projeto utiliza dados veiculares e Inteligência Artificial para estimar o consumo energético dos automóveis em condições de uso cotidianas, gerando informações para diversos setores da indústria automobilística. A solução incorpora tecnologias como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e blockchain para promover a transição para uma frota veicular mais eficiente e com menores emissões de gases.
Com duração de 24 meses e recursos coordenados pela Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep), o projeto visa criar soluções sustentáveis e impactantes. Ao final, será entregue um protótipo disponibilizado à indústria nacional por meio de transferência de tecnologia, com um investimento de R$ 18 milhões em projetos colaborativos entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas da cadeia automotiva e de tecnologia.