Inflação do Ethereum Dispara com Queda nas Taxas e Redução na Queima de ETH
No sábado (10), enquanto apenas 210 ethers foram queimados, mais de 2.100 tokens nativos da blockchain Ethereum foram emitidos
No sábado (10), apenas 210 ethers foram queimados na rede Ethereum, a menor marca em todo ano. Como consequência natural, uma maior quantidade da criptomoeda chega ao mercado, resultando em um movimento inflacionário.
A causa desse fenômeno é que as taxas básicas de gas na rede Ethereum caíram para níveis muito baixos, variando entre 1 e 2 gwei (uma unidade mínima de ETH usada para calcular o custo das transações), de acordo com dados do The Block. Isso representa uma das menores taxas observadas em anos.
Desde a implementação do EIP-1559 em 2021, parte das taxas de gas pagas pelos usuários são queimadas (destruídas), o que reduz a quantidade total de ETH em circulação. Com as taxas de gas tão baixas, a quantidade de ETH queimado diariamente também diminuiu.
Como menos ETH está sendo queimado devido às baixas taxas de gas, a emissão líquida de ETH (quantidade total de ETH criada menos a quantidade queimada) aumentou. No sábado (10), enquanto 210 ETH foram queimados, mais de 2.100 ETH foram emitidos.
A taxa de gas flutua com o mercado: com mais pessoas usando a blockchain ela sobe, e com menos atividade ela desce. A redução nas taxas de gas é atribuída principalmente à migração de usuários para soluções de escalabilidade de segunda camada (que são redes construídas sobre o Ethereum para melhorar a eficiência) e à introdução de transações blob com a atualização Dencun.
Sobre esse cenário, o fundador da Gnosis, Martin Köppelmann, sugeriu aumentar temporariamente o limite de gas. “A taxa base está em uma baixa de vários anos de ~0,8 GWEI. Seriam necessários 23,9 para compensar as recompensas de staking. Na minha opinião, o Ethereum precisa aumentar a atividade na primeira camada novamente, e mesmo que pareça contra-intuitivo em taxas tão baixas, aumentar o limite de gas pode fazer parte de uma estratégia”, disse ele no X.
Qual é a sua reação?