Conforme relatórios da Bloomberg, apesar da repressão global sobre ativos de criptomoedas, tem havido um aumento notável na demanda por Tether (USDT) na Turquia desde o início de maio.
A pesquisa destaca que a lira turca tem sofrido uma depreciação muito maior em comparação com as principais criptomoedas, mesmo com a queda dos preços desses ativos.
Indivíduos na Turquia têm demonstrado um forte interesse em ativos de criptomoedas, especialmente stablecoins como tether, à medida que o valor da lira diminuiu significativamente.
Desde as eleições de 2018, a lira perdeu 80% de seu valor, e apenas em 2023, ela caiu 20% em relação ao dólar.
Dados da Kaiko revelam que as negociações em liras atingiram um pico de 18% em maio e representaram 10% de todo o volume de negociação de criptomoedas no início de junho.
Ebru Güven, ex-banqueira e professora universitária, explicou que investir em stablecoins permite às pessoas preservar o valor de sua riqueza quando confrontadas com alta inflação, já que as leis dificultam a aquisição de dólares ou ouro.
O estudo também destaca que a participação de mercado da Tether na Btcturk, uma importante bolsa de criptomoedas turca, atingiu 20% do volume de negociação.
Em contraste, na Binance, a maior exchange global de ativos digitais, essa participação de mercado é de apenas 1%, segundo dados da Coinmarketcap.
Dessislava Aubert, analista da Kaiko, comentou sobre a forte demanda por stablecoins nos mercados turcos, apesar dos volumes de negociação historicamente baixos.
Ela observou que a participação de mercado da Tether nos mercados locais atingiu seu nível mais alto desde 2020 no mês passado.