A Tether, a empresa que emite a maior stablecoin USDT atrelada ao dólar, disse que condena o que chama de “falsos rumores” de que suas participações incluem grandes quantidades de papéis comerciais chineses que supostamente são negociados com desconto. A empresa também se distanciou dos rumores relacionados à Celsius (CEL) e à Three Arrows Capital.
Em um comunicado publicado no site da Tether na quarta-feira, a empresa disse estar “ciente dos rumores espalhados de que seu portfólio de papéis comerciais é 85% apoiado por papéis comerciais chineses ou asiáticos e sendo negociado com um desconto de 30%.
“Esses rumores são completamente falsos e provavelmente se espalham para induzir mais pânico, a fim de gerar lucros adicionais de um mercado já estressado”, disse a empresa, acrescentando que “condena tais tentativas” de manipular os preços de mercado.
A Tether apontou ainda sua última opinião de garantia como prova do que consistem suas reservas. De acordo com o documento, em 31 de março, cerca de 47% das reservas do USDT eram títulos do Tesouro dos EUA, enquanto os papéis comerciais representam cerca de 25% das reservas.
A empresa acrescentou que, desde a última opinião de garantia, suas participações em papel comercial foram reduzidas ainda mais e disse que “diminuirá gradualmente para zero”.
"Todos os papéis comerciais estão expirando e serão rolados para títulos do Tesouro dos EUA com vencimento curto", disse o comunicado.
Além disso, a empresa também abordou os rumores de que tem exposição à Celsius, uma empresa de empréstimos e empréstimos de criptomoedas que interrompeu as retiradas após ficar sob pressão, e a Three Arrows Capital, um grande fundo de hedge de criptomoedas que supostamente está insolvente .
“Atualmente, o Tether tem exposição zero à Celsius, além de um pequeno investimento feito com ações da Tether na empresa”, disse o comunicado, acrescentando que os rumores sobre sua exposição à Three Arrows Capital são “categoricamente falsos”.